Nesta segunda-feira (28), o dólar fechou em leve alta de 0,06%, cotado a R$ 5,70, após um dia de oscilação. Entre os principais pontos de atenção dos investidores estavam o resultado do segundo turno das eleições municipais e a expectativa por cortes no orçamento, mencionados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou que o governo trabalha em um programa de revisão de gastos.
Em declaração nesta segunda-feira, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, reforçou a necessidade de eliminar políticas públicas ineficientes para garantir recursos destinados a investimentos. Tebet destacou que erros e fraudes foram eliminados em 2023 e que agora é preciso "coragem para cortar aquilo que é ineficiente".
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também reforçou a importância de medidas fiscais sólidas para viabilizar juros mais baixos no país. Ao mesmo tempo, o Relatório Focus indicou uma nova alta na previsão de inflação, que subiu de 4,50% para 4,55%, ultrapassando o teto da meta para este ano.