Dois estudantes de Harvard demonstraram o uso dos óculos inteligentes da Meta para identificar pessoas sem que elas precisem se apresentar. O experimento, conduzido por AnhPhu Nguyen e Caine Ardayfio, utilizou um software chamado "I-XRAY", que combina os óculos da Meta com uma base de dados pública, revelando informações pessoais, como nomes, endereços e parentes das pessoas captadas pela câmera.
Durante o teste, eles passearam pela rua cumprimentando estranhos pelo nome, como se já os conhecessem. Além disso, mostraram ser possível acessar dados de colegas apenas olhando para eles. A criação levanta preocupações, pois a tecnologia é acessível ao público, usando ferramentas como o PimEyes, um buscador facial utilizado por autoridades.
Apesar dos possíveis riscos, os criadores afirmam que não têm intenção de lançar o programa comercialmente. A Meta, por sua vez, esclareceu que seus óculos não possuem tecnologia de reconhecimento facial, ressaltando que o software utilizado pelos estudantes é de terceiros.