A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, fez duras críticas aos episódios de violência que têm marcado as eleições deste ano. Sem citar casos específicos, a ministra fez um alerta durante a abertura da sessão plenária do TSE, nesta terça-feira.
Cármen Lúcia pediu que partidos e candidatos ajam com responsabilidade. A ministra enfatizou que a democracia deve ser preservada, com respeito às regras do jogo político e aos adversários.
“Por despreparo, descaso ou tática ilegítima e desqualificada de campanhas, atenta-se contra os cidadãos, atacam-se pessoas e instituições e nas mais subalternas e descomposturas, impõem sobre as pessoas honradas do país, que querem apenas entender as propostas que os candidatos oferecem para a sua cidade, sejam elas obrigadas a assistir cenas, abjetas e criminosas, que rebaixam a política, as cenas de pugilato, desrazão e notícias de crimes”, comentou Cármen.
A crítica vem em um momento em que a disputa eleitoral está sendo marcada por confrontos e tensões em várias partes do país, com destaque para a cidade de São Paulo, que já teve dois debates marcados pela violência.